Muitas vezes, as pessoas deixam de fazer o que gostam por causa do retorno financeiro que elas vão obter, no mundo do backstage não é diferente e logo vem a nossa cabeça: Como ganhar bem como roadie no Brasil?Principalmente no começo, é fácil desanimar, pois você ainda não tem experiência, contatos e os outras tantas qualificações necessárias para o trabalho.

Pensando nisso, o Rafael Erdei fundador da Casa do Roadie, preparou algumas dicas para você aprender como desenvolver seu trabalho e ganhar bem como roadie aqui no Brasil. Só pra você ter uma noção, o Rafael trabalha com música, shows e eventos há 14 anos. Só no período em que ele viveu nos Estados Unidos, Rafael trabalhou em mais de 300 shows. 

Então, vamos as dicas:

  • Entenda o contexto do trabalho que você vai executar – a qualidade do seu trabalho pode ser boa, mas uma vez que você tem a compreensão do todo, de onde está inserido e do porque aquele show ou evento vai acontecer, seu desempenho melhora muito. Você passa a tomar atitudes que não cumpriria antes porque faria apenas o básico. Essa percepção é bem clara para os profissionais mais experientes. As dinâmicas dos eventos são muito diferentes entre si, mesmo com as funções sendo semelhante. Siga as particularidades de cada job, saiba o perfil do público e o objetivo daquele evento. Esta visão mais ampla da sua função, é importante para ganhar bem como roadie.
  • Relacionamento com a equipe – independentemente do tipo de evento, um bom relacionamento com a equipe é fundamental. Saiba dialogar, segurar opiniões que você daria em horas indevidas, respeitar qualquer pessoa (que é um preceito básico em qualquer relação na sua vida pessoal e profissional), a simpatia e carisma são pontos fundamentais. Além de ganhar bem como roadie, sua imagem como pessoa de confiança vai sendo criada. Tratar toda equipe com cordialidade, saber chegar, se apresentar e colaborar com o evento como um todo, fará você se destacar no meio.
  • Especialização – para ser um roadie de sucesso, você precisa estudar e se especializar sempre! Não caia na conversa de que “só se aprende na prática”. Não vá pra campo sem ter um conhecimento prévio, saiba equilibrar bem a teoria e a prática. O conhecimento te traz segurança, confiança e preparo. A nossa área é muito carente de profissionais qualificados. Se você investir no seu desenvolvimento técnico, você vai se destacar da maioria dos outros roadies, aumentando suas chances de alcançar o sucesso.
  • Crie uma rede de contatos – para que você consiga bons trabalhos, você precisa sair de casa. Mesmo quando não for para trabalhar. O movimento do entretenimento roda todos os dias, através de eventos, palestras, shows e outras reuniões sociais. Você precisa estar inserido no meio por dois motivos: conhecer as pessoas e fazer com que elas conheçam você. Não se preocupe em selecionar ou identificar pessoas-chave que precisam fazer parte do seu círculo; você se surpreenderia se eu te contasse o número de pessoas que no primeiro momento pareciam não ter relação com o meu mundo profissional e depois foram responsáveis por eventos incríveis que participei.

Tenha vontade de crescer, busque isso, e o retorno – seja em forma de reconhecimento, seja financeiramente – vai chegar para você. Ganhar bem como roadie não tem segredo e essas dicas são passos simples que vão te ajudar na caminhada. 

Deixe uma resposta