O que faz um roadie.
No mundo do backstage, ouvimos muitos termos técnicos. Drum tech, guitar tech, sound engineer…
Entre 
tantos nomes, você deve se perguntar: Onde se encaixa o roadie?

Todo membro da equipe que vai pra estrada é um roadie. A própria definição deste termo, em uma tradução crua, é algo como “estradinha”. Logo, todos os membros da equipe, guitar/drum tech, engenheiro/técnico de áudio, seguranças, iluminadores, produtores, assistentes, podem ser considerados roadies.

O roadie tem que passar segurança para o artista e/ou banda com a qual ele está trabalhando. Atenção aos detalhe é um pré requisito básico. O roadie é o terceiro olho do músico, o terceiro braço, muitos costumam chama-lo de “O anjo da guarda do artista”. Além disso, o roadie é sempre o primeiro a chegar e o último a sair.
Está presente na hora da carga e descarga dos equipamentos, montagem e marcação do palco, passagem de som, durante o show e desmontagem de tudo.

O que faz um roadie

Agora que você já tem uma pequena noção sobre o que faz um roadie (veja mais nos outros posts do nosso blog, canal no youtube, e página do facebook da Casa do Roadie) é importante saber também como se tornar um roadie.

Em primeiro lugar você definir qual será sua especialidade. Por exemplo, você não pode ser um técnico de áudio e não ter noção alguma de como se opera uma mesa de som. Ou ser um técnico de cordas e não entender da afinação do instrumento.

Cada função uma particularidade. Cada área do palco, uma ferramenta específica.

O seu serviço é seu melhor cartão de visitas, então seja profissional, pró ativo, técnico, especialista, e claro, faça e mantenha bons contatos para sempre ser chamado para outros trabalhos.

A vida de roadie não é fácil, mas se você realmente gosta de trabalhar na área, ela é muito recompensadora quando você executa seu trabalho com habilidade, carinho e seriedade.

 

 

Deixe uma resposta