Este projetor que mostra a imagem em tempo real vai explodir sua mente

Aponte um projetor em qualquer coisa que não seja uma tela totalmente plana, e você vai acabar com uma imagem distorcida. Mas uma equipe de pesquisadores da Watanabe Laboratório Ishikawa em Tóquio criaram um projetor que pode compensar superfícies empenadas e em movimento, fazendo com que a imagem pareça mais com um adesivo perfeitamente aplicado, em vez de uma projeção.

É uma técnica conhecida como mapeamento de projeção, e é semelhante a como as texturas são aplicadas em modelos 3D em um vídeo game. Mas este projetor funciona como no mundo real, em quase qualquer objeto irregular, mesmo aqueles com uma superfície não rígida. Assim, mesmo quando uma camiseta está se mexendo, a imagem projetada sob a camiseta corresponde a cada pequeno movimento.

 

 

As tecnologias exatas que dão a este projetor suas habilidades impressionantes são, sem dúvida, um segredo bem guardado. Mas o sistema conta com uma câmera que pode ver uma grade aplicada a objetos, usando a tinta infra-vermelha, que é invisível a olho nu, e acompanhando como ele é deformado em tempo real.

Usando essa grade deformada como uma referência, o projetor pode deformar a imagem projetada para combinar perfeitamente com a superfície que está batendo. Configurações semelhantes já existiam antes, mas por esbarrar a taxa de quadros do projetor para uma surpreendente 1.000 quadros por segundo, o atraso entre o que a câmera vê e quais o projetor é reduzida apenas 3 milésimos de segundo. Para o cérebro humano, parece que está acontecendo em tempo real.

Assim, além de ser utilizado para criar demos de cair o queixo no YouTube, que outros usos poderia ter para essa tecnologia? Em um nível básico, poderia fazer a criação de um projetor no escritório morto fácil como você não tem que mexer nas configurações Keystone ou de ajuste de imagem para corresponder à tela. No outro extremo de espectro, imaginar os anúncios e patrocinadores nas camisas de atletas mudando continuamente ao longo de um jogo.

Se você realmente quer a sua imaginação correr solta, esta tecnologia poderia até facilitar uma versão crua de Star Trek: Next Generation, projetando roupas personalizadas para os usuários que não precisam mudar, e imagens mapeando dinamicamente mais de cada objeto em uma sala para mudar sua aparência com base num evento simulado.

 

Fonte: www.gizmodo.com

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *