Fita Gaffer - Tudo sobre as fitas flúor mais amadas do backstage!

Fita Gaffer

A Fita Gaffer (ou gaffer tape) foi desenvolvida inicialmente para a indústria do cinema mas a origem precisa é desconhecida. A teoria mais forte é que o nome Gaffer surgiu em referência ao chefe de iluminação/elétrica em uma equipe de filmagem. 

Há muita confusão em relação ao nome, tipo e marca desta fita. Vamos explicar de forma simples e fácil, os termos mais usados:

FITA GAFFER (gaffer tape) = Assim como temos a Fita Crepe ou a Silver Tape, a Gaffer Tape não é uma marca, é um tipo de fita.
A Fita Gaffer sempre será de tecido, essa é sua principal característica. Outra característica marcante são as cores flúor: laranja, verde, amarela, rosa e azul.

PRO TAPES = Marca americana, principal empresa do mundo na fabricação de fitas adesivas para artes e entretenimento.

FITA ROSCO = Rosco é outra marca americana que fabrica fitas de tecido tipo gaffer. Não existe o modelo “fita rosco”, o certo é “Fita Gaffer da marca Rosco” ou “Fita Gaffer da marca Pro Tapes” ou “Fita Gaffer da Casa do Roadie” etc.

PRO GAFF = Em alguns tubetes das fitas Pro Tapes, você pode encontrar os dizeres PRO GAFF. Este é o modelo da fita. A principal característica dos modelos PRO GAFF é o adesivo à base de borracha.

#ATENÇÃO

Existem opções das Fitas Gaffer que não são flúor – isso quer dizer que elas  “não acendem”, que não tem o mesmo efeito quando são exposta a luz negra/neon.  Geralmente são usadas para situações que não é necessário tanto destaque.
Você encontra Fitas Gaffer não flúor nas cores cinza, vermelha, roxa, branca, marrom e preta.

Fita Gaffer Preta

 

 

 

 

 

 

 

 

A Fita Gaffer preta é um item coringa dentro do universo Gaffer. Por conta da sua composição de tecido, ela tem uma alta resistência, por isso é considerada uma fita multiuso, com uma forte aderência e sem deixar resíduo de cola. A Fita Gaffer preta é usada para reparos, acabamentos e em situações onde é necessário uma fita resistente e discreta.

As principais finalidades da Fita Gaffer são:

– Sinalização de cenários e palcos. Neste caso utiliza-se as fitas de cores flúor.
– Acabamento de cenário e palcos, escondendo cabos, seja para prevenir riscos de tropeções, escondê-los da vista da platéia ou da câmera. Neste caso a mais utilizada é a fita gaffer na cor preta.
– Consertos rápidos de equipamentos na estrada, no set de filmagem ou sinalização de cases e equipamentos.
– Ideal também para fixação de pisos de danças de linóleo.
– A Gaffer Tape também pode ser usada ao ar livre.
– Ideal para usos temporários, especialmente quando você não pode danificar a superfície onde a fita é aplicada. É perfeita para feiras e exposições, quando é necessário remover a fita adesiva do chão do centro de convenções ou nas produções em geral, por exemplo, para marcar posições em um palco.

fita gaffer

As principais características da Gaffer Tape são:


– Resistente! Por conta dos seus fios de tecido e sua composição de algodão.
– Adesivo não não deixa resíduo de cola após ter sido retirado.
– Tecido fosco, que não reflete luz – por isso tão usada em cinema, TV, teatro e shows.
– Apesar de resistente, a Fita Gaffer é super prática e é facilmente rasgada a mão.
– Resiste a altas temperaturas.
– Altamente adaptável a superfícies irregulares.

Mas afinal, quem é esse tal de GAFFER? No texto abaixo a autora Danielle de Noronha da ABCINE (Associação Brasileira de Cinematografia) traz uma série de depoimentos e mostra mais detalhes do dia a dia do profissional que originou o nome da fita mais amada do mundo do backstage.

A magia da iluminação: entre a luz e a sombra


Braço direito do diretor de fotografia no set, o gaffer ainda soa como um nome estranho para aqueles que não estão envolvidos no universo da cinematografia.

Segundo o dicionário Farlex, gaffer significa An electrician in charge of lighting on a movie or television set (Eletricista encarregado da iluminação num set de cinema ou de televisão). É a forma como é chamado o técnico responsável pela execução da luz do filme. Chefe das equipes de elétrica e maquinaria, o gaffer busca compreender o conceito de luz esperado pelo diretor de fotografia para colocá-lo em prática no set.

Nas palavras do diretor de fotografia César Charlone, ABC (Cidade de Deus, Ensaio sobre a cegueira, Artigas – La Redota), “O gaffer é a pessoa mais próxima do diretor de fotografia na criação da luz. O gaffer conhece as ferramentas, conhece os refletores, os tipos de lâmpadas que vão ser usadas, conhece os tipos de recorte de luz, enfim, ele conhece a tecnologia de iluminação. O diretor de fotografia diz para ele qual o conceito de luz que ele deseja para uma determinada sequência e ele sabe qual o tipo de luz que vai precisar para executá-lo”.

O conceito de luz de um filme nasce com a leitura do roteiro, conforme explica o diretor de fotografia José Roberto Eliezer, ABC (O Cheiro do Ralo, Cabeça a Prêmio, Assalto ao Banco Central): “Tudo começa com a leitura do roteiro. É ele que vai sugerir e inspirar as imagens para que aquela história seja contada. A partir disso, conversas com o diretor e o diretor de arte procuram um denominador comum. E então, a visita às locações e cenários, para materializar esses conceitos. Além, é claro, das referências pessoais do diretor de fotografia”.

Da mesma forma, o trabalho do gaffer também inicia com a leitura do roteiro, seguido de uma reunião com o diretor de fotografia, como conta o gaffer Marcos de Noronha (Hoje, Assalto ao Banco Central, Falsa Loura), que trabalhou em 89 longas e 122 curtas-metragens. “Normalmente o roteiro traz algumas questões relacionadas à luz, como por exemplo, um acender ou apagar de um interruptor. Nas entrelinhas, o roteiro também fala da luz”, explica Noronha. “A partir daí, o diretor de fotografia desenha a sua luz e numa reunião passa o conceito que ele deseja. O gaffer deve executar a ideia do fotógrafo sem ele precisar dizer o que você tem que fazer”, complementa.

Agora você já sabe de onde veio o nome, as principais características e onde usar a sua Fita Gaffer. Se tiver qualquer outra dúvida, deixe nos comentários ou entre em contato com a Casa do Roadie =)

A Casa do Roadie é distribuidora das fitas Pro Tapes no Brasil

 

 

 

Onde Comprar?
Acesse nossa loja: www.casadoroadie.com.br na seção FITAS GAFFER e faça já seu pedido. Enviamos para todo Brasil!

Para Empresas (CDR PRO)
Tem uma empresa e quer comprar em grandes quantidades? Fale com nosso departamento comercial pelo e-mail: vendas@cdrpro.com.br e consulte condições especiais.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *