Morre criador da Gaffer Tape - Ross Lowell.

Ross Lowell morreu em 10 de janeiro de 2019, aos 92 anos de idade.
Em sua jornada ele foi fotografo, diretor de fotografia, autor e inventor. De acordo com sua esposa Marilyn Shapiro-Lowell, Ross morreu em sua casa em Pound Ridge, Nova York.

Seu início de carreira foi como fotógrafo militar na Marinha dos EUA durante a Segunda Guerra Mundial.

Em 1948, Lowell decidiu estudar cinematografia na UCLA (Universidade da Califórnia em Los Angeles). Ainda estudante, ele começou a trabalhar nas indústrias de cinema e televisão. 
Como diretor de fotografia, Ross Lowell trabalhou em dezenas de documentários, curtas-metragens e comerciais de TV. 

Em 1980, Lowell ganhou um Oscar pela Technical Achievement por seu sistema de iluminação compacto. No mesmo ano, seu curta chamado “Oh Brother, My Brother” foi indicado ao Oscar na categoria Melhor Curta-Metragem. Além disso, ele escreveu um livro sobre iluminação em 1992: “ Matters of Light and Depth .”

Ross Lowell fundou a Lowel-Light e desenvolveu uma linha completa de acessórios para tornar a vida dos cineastas mais confortável.

Além disso, Ross Lowell era mais que um artista e técnico. No final dos anos 50, o diretor de documentários Stephen E. Fleischman pediu a Ross Lowell para criar um sistema de iluminação leve e discreto para um programa de TV. Então, Lowell imaginou um sistema articulado para prender uma lâmpada. No verso da luz, havia uma placa de metal para que pudesse ser anexada a qualquer superfície, fosse ela permanente ou não. A primeira Lowel-Light nasceu.

Além disso, ele também decidiu criar uma fita especial para fixar os equipamentos. A ideia era criar uma fita que pudesse ficar no lugar por muito tempo. Lowell se inspirou nas fitas silver tapes da época mas precisou mudar as principais características. O novo produto agora tinha adesivo resistente mas sem deixar nenhum resíduo quando removida, além disso, ele queria que a fita fosse fácil de cortar à mão. O resultado é algo que usamos diariamente para consertar quase tudo no palco e nos sets de filmagem: GAFFER TAPE .

Seu legado será sempre lembrado por cada profissional de backstage, as Fitas Gaffers são um ícone das produções de shows, eventos e cinema pelo mundo todo.

Descanse em paz mestre!

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *