Você sabe o que os sinais destas camisetas representam?

A Casa do Roadie lançou uma nova coleção de camisetas (você pode dar uma olhada clicando aqui) e todas elas representam o backstage. Entre os modelos lançados, a camiseta em homenagem aos técnicos de áudio tem chamado a atenção do público em geral.

Mas o quê os símbolos significam?

Como o próprio nome já diz, Audio Waves são Ondas Sonoras, que se propagam no ar ao longo do tempo.
O som é, em linhas gerais,  uma combinação de sinais que são representados por estas linhas que vemos na camiseta. O som possui velocidade, oscilação e frequência (que é medida em Hertz, ou Hz)

Estes símbolos nada mais são do que as representações gráficas das formas que as ondas sonoras evoluem ao longo do tempo. Ondas como estas só são representadas por meio de funções matemáticas periódicas e a amplitude da onda se altera ao longo do tempo, o que forma uma nova e diferente onda. Isso, entretanto, é assunto para outro texto.

Veja abaixo o que cada onda representa:

Clique Aqui e Compre a Sua!

Onda Senoidal (sinusoidal)

A onda senoidal, ou sinusoidal, é a forma de onda mais simples, e na qual todas as outras ondas podem ser decompostas e transpostas neste tipo de onda. É considerada o elemento básico da Síntese Auditiva.


Onda Triangular

A onda triangular é caracterizada por uma ascendência e descendência lineares e retilíneas entre as amplitudes máxima e mínima da onda. Seus tempos de subida e descida, no entanto, podem não ser necessariamente iguais, como o da imagem. Seu uso é principalmente usado como frequência intermediária de controle da Modulação por Largura de Pulso (MLP).


Onda Quadrada

 

 

 

 

 

Chamada também de Trem de Pulsos, este formato de onda sonora é representado pela alternância entre os estados de amplitude nula (nem alta e nem baixa), e outro de amplitude máxima. Neste caso, a duração de cada estado geralmente é o mesmo, e caso não seja, a onda é chamada de onda retangular de pulso. Usada também para MLP e para síntese subtrativa em sintetizadores analógicos. Esta onda também tem uso no ramo da informática, sendo as ondas quadradas, retangulares ou trens de pulso para a transmissão de informações em redes de comutadores privadas e públicas (como a internet).


Onda Dente de Serra

Por fim, as ondas Dentes de Serra representam os casos mais extremos, nos quais os tempos de subida e descida de frequência de uma onda são iguais a zero. Ondas dentes de serra são tanto descendentes quanto ascendentes, respectivamente, e suas aplicações se assemelham com as ondas triangulares.


A maior parte dos sons existentes no universo são constituídos de combinações simples de ondas, como estas que vimos, mas sobrepostas umas às outras. Na prática, qualquer som pode ser decomposto em ondas senoidais, como já citado acima.

Esta é somente a base da base de um assunto tão profundo como o som. Existem muitas coisas ainda para serem ditas, mostradas e aprendidas sobre este tema, mas isso já é coisa para os próximos textos. A camiseta (que agora você já sabe o que significa) está disponível no nosso site, não deixe de conferi-la aqui.

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *